15/11/2015

Aventuras

LEITURA CRÍTICA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Cid Seixas

Aventuras da infância e de sempre

            O romance de aventuras sempre teve público cativo, especialmente entre os jovens que se iniciam no prazer da leitura. O autor de O tesouro de Canhada Seca, o uruguaio Julián Murguía, se confessa um antigo leitor de autores como Julio Verne, Robert Stevenson, Mark Twain, Lewis Carroll, Daniel Defoe, R. Kipling, Walter Scott e outros, aos quais dedica seu livro, assinalando a influência de distantes leituras juvenis.
            É nesta tradição, que conta com obras transformadas em clássicos do gênero, tanto pela qualidade dos textos quanto pela constante recorrência a estas mesmas obras como modelos bem acabados e permanentes, que se insere o livro de Murguía. Morto em Montevidéu, no ano passado, o autor é ganhador de vários prêmios literários, como o Concurso Latino-Americano de Contos, em Puebla, no México, e o Gran Angular de Libro Juvenil, em Madrid, ao qual concorreu com O tesouro de Canhada Seca.
            Partindo de fatos reais e ligados à história do Uruguai, Murguía cria um romance de aventuras cheio de fantasia e inventos da imaginação capazes de prender a atenção não apenas dos adolescentes, aos quais o livro é dirigido, mas de todo e qualquer leitor que aprecie a construção simultaneamente bem planejada e com soluções criativas. Escritor de reconhecida maturidade, conhecido no Brasil através de contos publicados em jornais, revistas e antologias, teve traduzido em 1992 o seu livro Contos do país dos gaúchos. A partir daí, outras obras foram publicadas, tornando seu nome familiar ao leitor brasileiro.
            Neste livro, os personagens se interessam pela lenda, nunca desmentida pelos habitantes de Canhada Seca, de um tesouro guardado pelo inglês John Baker nas ruínas da sua estância ou em outro lugar qualquer. Desta possível fortuna deixada por um solitário fazendeiro do século XIX, os protagonistas são remetidos às aventuras de um outro inglês, antepassado do senhor Baker, que foi ajudante na tripulação de um veleiro que no século XVI conduziu o corsário Francis Drake até o Rio da Prata, levando moedas de ouro e outros objetos de valor.
            O fio entre o personagem real e os heróis deste romance de aventuras terá que ser seguido pelo leitor para encontrar para si o tesouro escondido em todo ato de leitura. Nestas peripécias nos deixamos confundir com os dois personagens adolescentes de Murguía, temporariamente esquecidos da nossa condição adulta.
            O tesouro de Canhada Seca toma como pretexto as histórias e investigações em torno do tesouro uruguaio do Rio da Prata, arrematado em Nova Iorque no início de 1993. A capa do livro, aliás, reproduz as fotos constantes do catálogo preparado para o leilão pelo Departamento de Moedas da Sotheby’s, de Londres. Mas o leitor mergulha nas cento e poucas páginas do livro completamente esquecido destes fatos verdadeiros e inteiramente seduzido pelos fatos verossímeis envolvendo dois adolescentes, um do interior, nas suas primeiras incursões pela cidade grande, e outro da capital, ansioso por descobrir os segredos da vida no campo.
            Os costumes e modos de vida uruguaios, com a distância entre a cultura urbana e o admirável mundo velho da cultura rural, ganham relevo no início do livro, quando os jovens protagonistas descobrem a diversidade do ser humano e constatam que os valores de um grupo ou de uma cultura são parâmetros aplicáveis apenas a seu próprio grupo. Outras pessoas, com outros hábitos têm valores diferentes, que aplicados ao nosso modo de vida também se mostrariam inadequados. Os jovens personagens aprendem a ver o outro com os olhos do outro. Assim, enxergam bem mais longe e adequadamente.
            Mas, evidentemente, o narrador de O tesouro de Canhada Seca não diz nada disso. Somos nós, leitores, que – quando queremos – lemos estas lições nas peripécias dos personagens. Somos nós que construímos a moral da fábula. Se a narrativa de Murguía explicitasse a mensagem não estaríamos diante de uma prosa de ficção, mas de uma prosa doutrinária. A eficácia do não-dito do texto literário reside precisamente nisto: o leitor lê aquilo que quer ler, ou entende as coisas para as quais está preparado para entender. As coisas que nos são ditas quando ainda não estamos prontos para elas desaparecem na lembrança, sem deixar marca ou reminiscência.
            O povo, na sua milenar sabedoria, ensina que conselho só deve ser dado a quem pede, porque dele necessita. Como água, ou como palito, é útil no momento oportuno. Este ensinamento simplório no dizer, mas essencial, a literatura aprendeu há muito tempo. Todo ficcionista sabe que o seu trabalho não comporta a voz do sumo pontífice, nem do reformador do mundo, mas o exemplo fugidio, sugestivo e frágil,  da fantasia.
            Os bons romances de aventura se distinguem também por este traço, por este dom de permitir que se retire do encantamento da realidade as lições mais adequadas para enfrentar esta mesma realidade, quando se apresenta sobre a sua forma cotidiana e rotineira.
            O que aparece no livro de Murguía é a alegria dos personagens, diante de enigmas e desafios a serem resolvidos. São os riscos corridos em meio às peripécias da trama. É o prazer da leitura leve e capaz de reinstalar no adulto o estado da eterna juventude. 

________________________
           
Aventuras da infância e de sempre. Artigo crítico sobre o livro O tesouro de Canhada Seca, de Julián Murguía. Romance de aventuras para jovens. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1995, 160 p. Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 21 ago. 95, p. 5.

*  *  *

“Leitura Crítica” é publicada todas as segundas-feiras.
Correspondências para esta coluna:
Rua Dr. Alberto Pondé, 147 / 103, Ed. Pedras da Colina
CEP 40.280-630, Salvador, Ba. Fone 351-8971.